fbpx

Evento “Florescer” do CONPARH 2021

O momento “Florescer”, o último que antecede ao XVI Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH –“RH – Re-Humanizar o humano”), aconteceu na noite de quarta-feira, 1º de setembro, com a apresentação do case Preppo, uma startup que treina pessoas para atuarem como prepostos representando a empresa em audiências judiciais.

 

Conduzida por Filipe Cassapo, a apresentação do case ficou por conta da advogada Lucyana Lima Lopes e de Gladys Mariotto, fundadora da plataforma “Já Entendi”, parceira da “Preppo”, na realização dos cursos preparatórios.

 

Cassapo disse que o momento “Florescer” mostra um caso real de prática humana degenerativa alinhada aos propósitos da autonomia e responsabilidade, capaz de transformar a sociedade e tornar o mundo mais equilibrado, justo e humano, e da boa governança, voltada à sustentabilidade social, ambiental e legal dentro das empresas.

 

Preppo

 

O propósito da Preppo é educar as pessoas para atuarem como prepostos em audiências judiciais, explicou Lucyana, assegurando que a startup não é um serviço jurídico. “Constatamos que as empresas têm muita dificuldade em ter pessoas capazes de representá-las em audiências. Por outro lado, verificamos pessoas atuando no mercado de trabalho em posições precárias”. Segundo a advogada, essas duas dores contribuíram para o desenvolvimento da Preppo. “Criamos a Preppo para oportunizar uma vida economicamente saudável e resgatar a dignidade e autonomia, ou seja, uma vida mais produtiva”, frisa.

 

De acordo com Lucyana, essas audiências são realizadas em diversos locais em todo o Brasil e existe uma deficiência na logística desses processos, incluindo o tempo dispendido com estudo do caso, deslocamento e demora das audiências, além do custo elevado. “Os prepostos são geralmente membros da equipe, despreparados para a atividade”, completa.

 

Em sua abordagem, Lucyana citou os benefícios gerados pela Preppo para as empresas. “Economia, credibilidade, melhores resultados, confidencialidade, conveniência e agilidade e mais testemunhas”. A advogada comentou os valores agregados para os prepostos preparados pela startup: oportunidade de fonte de renda e de conhecimento técnico gratuito e aumento da auto estima. “Por sua vez, as empresas terão prepostos locais preparados com conhecimento dos hábitos jurídicos, estarão praticando a responsabilidade social e ambiental do negócio e contarão com seguro de responsabilidade civil”. A advogada explica que qualquer pessoa com ensino médio ou superior pode atuar como preposto e aumentar seus rendimentos de forma autônoma.

 

O curso é gratuito e ministrado em parceria com a Já Entendi, que registra o treinamento de mais de 1,5 milhão de funcionários de 50 empresas. No curso, o interessado receberá conhecimento acerca de cada etapa de um processo pra que a atuação seja a mais eficiente possível.

 

“Todos ganham: as empresas (redução de custos e otimização do tempo dos colaboradores, além de melhor representação); o meio ambiente (menos poluição com descolamentos que podem ser evitados); e a sociedade (mais inclusão, oportunidades, conhecimentos e educação”.

 

Após a apresentação, Cassapo assinalou que percebe uma grande conexão entre o propósito do CONPARH e o da Preppo. “Em primeiro lugar, vejo o empoderamento do empreendedorismo feminino voltado para a equidade e diversidade; depois noto a clara vontade de desprecarizar o emprego trazendo dignidade e autonomia às pessoas; e por fim sinto a superação do desafio de preparar as empresas para as demandas exigidas pelas boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG)”, detalhou.

 

Cassapo ainda destacou que “a iniciativa com certeza atrairá investidores que têm em sua pauta a responsabilidade social e ambiental para praticar a rehumanização do humano com autonomia e responsabilidade”.