Grupo de Estudos de Filosofia

A ABRH-PR, em parceria com a Universidade Positivo e seu reitor José Pio Martins, criou o GEF (Grupo de Estudos de Filosofia), com o objetivo de fomentar o conhecimento e o debate filosófico.

Estudar filosofia é diferente de apenas ler obras de filósofos, escolhidas ao acaso. Faço comparação com a profissão de carpinteiro, em que há uma caixa de ferramentas e um depósito de madeiras. Antes de tomar as ferramentas e sair cortando madeira para construir um móvel, o aprendiz precisa estudar a caixa de ferramentas, conhecer cada ferramenta, o que é e para que serve. Só depois ele pode ir ao depósito, conhecer os tipos de madeira e começar a usar as ferramentas para produzir o móvel desejado.

Pois a filosofia tem sua caixa de ferramentas, entre estas a linguagem, o vocabulário, o significado das palavras e das expressões, e os conceitos. Sem conhecer isso, a leitura de autores clássicos é uma operação mental difícil. Nosso estudo deve começar por estudar a enorme caixa de ferramentas, coisa demorada, mas que pode ser muito prazerosa.

 

PRÉ-REQUISITO

Ser associado ABRH-PR.

 

Os encontros serão realizados nos dias:

26 de setembro (início)
10 de outubro
24 de outubro
07 de novembro
21 de novembro
05 de dezembro

 

JOSÉ PIO MARTINS

Economista, desenvolveu sua carreira basicamente no setor privado, com passagem em cargos públicos. Atualmente é Reitor da Universidade Positivo, comentarista econômico da Rádio CBN Curitiba, publica artigos assinados para a Gazeta do Povo, faz parte da equipe de editorialistas desse mesmo jornal e é autor dos livros “Educação Financeira ao Alcance de Todos” (2004) e “Seu Futuro” (2011), ambos da Editora Fundamento, e coautor do livro “Pinceladas de Inovação” (2018), Ed. Vitória Gráfica.

Participe

Informe seus dados abaixo para participar.


 
 


 
 


 
 


 
Você é Associado à ABRH-PR?