fbpx

Levantamento de sociólogos da UFPR revela dificuldades dos profissionais com o Home Office

Com o objetivo de proteger a saúde dos colaboradores e evitar a disseminação do novo coronavírus, muitas empresas implementaram o trabalho remoto em resposta à pandemia da Covid-19. Ainda assim, devido à complexidade que envolve todo o processo de adaptação à modalidade e o cenário de incertezas ainda vigente por conta da doença, uma parte significativa dos profissionais apresentaram dificuldades em suas novas rotinas.

 

Um estudo recente conduzido por sociólogos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) avaliou o impacto do trabalho remoto em 906 profissionais dos setores público e privado, revelando os mais diversos sentimentos com os quais esses colaboradores lidam diariamente. No levantamento, foram citados desde comentários positivos sobre a produtividade até queixas sobre excesso de cobrança e sobrecarga de trabalho.

 

A pesquisa também revelou que os profissionais, em sua maioria, sentem falta do contato diário com os outros colaboradores, além de relatarem dificuldades em separar os compromissos laborais das tarefas domésticas e expressarem incômodo com o aumento no número de interrupções durante as atividades relacionadas ao trabalho.

 

Com o objetivo de lidar com as inseguranças e adversidades provenientes deste período, a Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) criou o Projeto OmbRHo Parceiro, que disponibiliza voluntários da área de Desenvolvimento Humano para atender os colaboradores das empresas associadas à instituição. O atendimento ao programa tem início a partir do preenchimento do formulário disponível no site da iniciativa.

 

“Essas informações são direcionadas para o núcleo do nosso projeto. Realizamos o contato com a empresa e então iniciamos o atendimento. É um acolhimento em que a escuta é o nosso maior ativo para auxiliar o colaborador neste período de dificuldade”, explica Márcia Morini, Gestora do programa.

 

Importante ressaltar que o OmbRHo Parceiro não substitui o processo terapêutico (se necessário), já que atua dentro de uma esfera de acolhimento em uma agenda específica. Para participar do projeto, basta preencher um breve formulário disponível no link https://produtos.abrh-pr.org.br/projeto-ombrho-parceiro. Em seguida, a ABRH-PR entrará em contato para detalhamento das informações e demais encaminhamentos.

 

Texto escrito com base na reportagem “Efeitos do home office na vida dos trabalhadores”, exibida pela emissora RPC (afiliada da TV Globo) em 21 de setembro de 2020. A matéria pode ser conferida na íntegra no link: https://globoplay.globo.com/v/8873303/programa/



Isso vai fechar em 20 segundos