ABRH-PR

Estão abertas as inscrições para os grupos de estudo de gestão de pessoas da ABRH-PR

Exclusividade dos sócios da instituição, iniciativa é gratuita e promoverá debates na área de Recursos Humanos

 

A Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) está com as inscrições abertas para grupos de estudos sobre gestão de pessoas. Serão 10 encontros ao longo do ano (um em cada mês, com início em abril), ministrados por Luciana Gazzonie e Haydée Rodrigues, para dialogar a respeito das melhores práticas e compartilhar experiências entre profissionais. A inscrição é gratuita, e para participar, basta ser sócio da ABRH-PR (estudante, pessoa física ou pessoa jurídica) e estar com a contribuição social em dia, além de possuir os pré-requisitos mínimos estabelecidos. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de março. Os encontros acontecem das 19h às 22h, em local a ser definido.

São dois os pré-requisitos que os sócios da ABRH devem cumprir: ter graduação concluída; e possuir experiência mínima de três anos na área de RH. Cada associado na modalidade de pessoa jurídica tem o benefício de inscrever no máximo dois integrantes. Para receber o certificado de participação, devem ser cumpridas ao menos 70% de presença nos encontros. Os grupos com número inferior a sete inscritos podem ser cancelados pela ABRH-PR.

Para contribuir com a dinâmica das reuniões, as moderadoras avaliarão os perfis dos participantes, preparando o conteúdo e os métodos de estudo a partir do perfil do grupo. Na primeira reunião, serão acordadas as diretrizes principais dos encontros, assim como os temas a serem estudados. Durante as reuniões, podem ser utilizados métodos como leitura orientada, estudos de caso, participação de especialistas ou palestrantes, entre outros.

As reuniões acontecerão nas seguintes datas: 10/04; 10/05; 10/06; 03/07; 12/08; 11/09; 16/10; 13/11; 11/12. O horário dos encontros será o mesmo em todas as ocasiões, das 19h às 22h.

As inscrições podem ser realizadas em: http://www.abrh-pr.org.br/inscricao-2-turma-do-grupo-de-estudos/.

Para mais informações: grupodeestudo@abrh-pr.org.br.

ABRH-PR apoia encontro que discutirá a febre amarela no Paraná

A Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) será uma das colaboradoras do Encontro Multidisciplinar: Ações contra a febre amarela e Saúde do viajante, que acontecerá no dia 16 de março, na Associação Médica do Paraná. O evento, realizado pela Associação Paranaense de Medicina do Trabalho (APAMT), é voltado aos enfermeiros, médicos e profissionais de recursos humanos, e tem como objetivo abordar a febre amarela no estado.

 

O evento terá início às 8h, com horário de encerramento previsto para às 12h20. No ocasião, serão realizadas duas palestras: “Ações contra a febre amarela”, ministrada pela pediatra infectologista Dra. Marion Burger às 9h; e “Saúde do viajante”, apresentada pelo especialista em infectologia Dr. Jaime Luis Lopes Rocha às 10h50. Mais informações sobre o encontro em: (41) 3151-0074 ou www.apamt.org.br.

“A indicação não garante a permanência do profissional na empresa”, afirma Ariel da Silva, diretor de desenvolvimento da ABRH-PR

Em um mercado de trabalho de alta competitividade, ter uma boa rede de contatos é essencial. Independente da área, as redes de relacionamentos são utilizadas com frequência para recomendar profissionais à novas vagas de trabalho ou mesmo em processos de promoção interno. Essas indicações podem ser motivadas por condições pessoais ou profissionais, sendo comuns em qualquer período da carreira.

 

O diretor de desenvolvimento da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), Ariel da Silva, esclarece que o networking, por mais que aproxime o profissional, não garante a permanência na empresa. “A indicação apenas abre a porta, põe a pessoa lá dentro”, afirma. Ele explica que essa prática é uma ferramenta poderosa no mercado, já que fortalece vínculos e pode ajudar na consolidação de profissionais com boas referências na área.

 

A performance do indicado também é um fator importante nessas situações, já que impacta diretamente na reputação de todos os envolvidos. Para o diretor, quando se consegue um emprego através de uma rede de relacionamentos ou indicações, o cuidado em fazer um bom trabalho deve ser dobrado. “Às vezes, a indicação não é nem pedida, mas oferecida”, comenta. Por isso, é essencial manter um bom relacionamento em empregos anteriores.

 

Para evitar situações indesejadas, essas recomendações devem ser justas com as competências técnicas do profissional em questão. “Honrar a indicação é muito importante. Quem indica e quem é indicado deve ter essa preocupação, já que a responsabilidade de ambos é grande”, conclui.

 

Nova diretoria da ABRH-PR toma posse em Curitiba

A gestão 2019/2021, composta por Adeildo Nascimento (presidente), Andréa Gautè (vice-presidente) e Marcos Sadao (vice-presidente financeiro), tomou posse no dia 21/02 em uma cerimônia ocorrida no Buffet Ilha do Mehl, em Curitiba/PR. Cerca de 150 pessoas entre autoridades, ex-presidentes, associados, patrocinadores de gestão e voluntários prestigiaram o evento.

 

Primeira a falar, Andréa Gautè contou um pouco da sua história na Associação. “Embora passando por momento de adversidades em virtude da situação do país, a ABRH-PR conseguiu agregar valores à sociedade. Com pessoas sendo demitidas, a entidade criou um workshop para colaborar com o retorno desses profissionais ao mercado de trabalho”, disse. O workshop Superação, que aconteceu até o final de 2018, teve 17 turmas e mais de 100 participantes.

 

Patrocinadora oficial da posse, a Klabin foi representada por Cláudio Lopes, gestor de gente, que parabenizou a nova diretoria e contou a trajetória da indústria no Paraná. Lopes também falou sobre os desafios das organizações com o novo momento do RH, trazendo como cenário os 120 anos que a Klabin completa em 2019, e as mudanças de gestão pelas quais passou nesse período. “Tudo o que considerávamos certo e inabalável pode mudar. E a onda do momento é a inovação. Tudo nos dá a impressão que a forma que gerimos é ultrapassada e que o ser humano pode ser descartado. Mas, as pessoas permanecem no centro das organizações, novos formatos substituem as velhas hierarquias por meio da colaboração”, declarou. Para ele, todo o sistema deve ser repensado, com ciclos mais curtos e velozes. “A grande empresa tem que começar a pensar como uma pequena empresa”, disse Lopes.

 

Na sequência, o presidente da ABRH Brasil, Paulo Sardinha, foi ao palco para falar sobre a nova gestão e a expectativa com relação as seccionais, em especial com o Paraná. Ele citou uma nova agenda do profissional de Recursos Humanos que “foge aos muros tradicionais dentro das organizações”. E, em se tratando da ABRH Brasil, comentou sobre a amplitude que pretende dar nessa nova fase. “Temos um posicionamento claro, com base em cinco pilares: educação, trabalho, liderança, produtividade e competitividade”, complementou.

 

A cerimônia oficial de posse iniciou com a nova presidente do Conselho Deliberativo, Susane Zanetti, que agradeceu aos ex-presidentes e explicou o papel do órgão na ABRH-PR. O presidente empossado, Adeildo Nascimento, foi o último a falar e reafirmou o conceito da gestão 2019/2021; “Tudo aquilo que só o humano é capaz de fazer”.

 

“Nós, de longe, somos melhores que os robôs”, disse. Com esta frase, Nascimento fez comparações entre os robôs e os humanos para refletir sobre a importância que a sociedade mundial está dando ao tema de substituição de mão de obra e a robotização das profissões. Em resumo, Nascimento falou sobre gratidão, voluntariado, propósito, paixão, vocação e fé – elementos que tornam os humanos mais especiais e relevantes em relação aos robôs.

Em um ato simbólico, para agradecer aos gestores passados da ABRH-PR, Nascimento fez uma homenagem a algumas pessoas que fizeram parte da construção desse legado: Susane Zanetti (ex-presidente), Joel Souza e Silva (ex-presidente do Conselho Deliberativo), Rodrigo Titon (ex-vice-presidente), Marcos Sadao (VP financeiro), Alba Soares (presidente do Conselho Fiscal) e Maria Julia Trevisan (ex-presidente do Conselho da Administração).

 

Continuando a sua fala, Nascimento ainda comentou que os robôs não possuem ansiedades, nem preocupações. “Nós, seres humanos, somos movidos por ocupações, medos, traçamos planos, objetivos e propósitos”, disse. Falou sobre a paixão e vocação de ser voluntário e, neste momento, convidou toda a diretoria e colaboradores da nova gestão: Andréa Gautè (VP Executiva), Marcos Sadao (VP Financeiro), Ariel Silva (Diretor de Tecnologia), Ariel da Silveira (Diretor de Desenvolvimento de RH), Victor Hugo (Diretor de Marketing), Gilmar de Andrade (Diretor de Relações Institucionais), Luciano Sampaio (administrativo), Francieli Claro (administrativo) e Bianca Andreatta (administrativo). Para encerrar, o novo presidente agradeceu aos seus pais, sua esposa e filho e convidou a todos a um brinde.

 

Texto: Adriana Mugnaini (Básica Comunicações)

Fotos: Daniel Senge (Imaginaria Fotos)

ABRH Paraná e Universidade Positivo realizam evento que debaterá as perspectivas do RH em 2019

Para abrir a programação da nova gestão (2019/2021) da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) acontecerá no dia 26/02 (quinta-feira) o workshop “Cenários e perspectivas para Recursos Humanos em 2019”. Promovido em parceria com a Pós-graduação da Universidade Positivo, o evento será na sala de eventos do Teatro Positivo – Pequeno Auditório, a partir das 16h. As inscrições podem ser feitas no link https://www.sympla.com.br/cenarios-e-perspectivas–para-recursos-humanos-em-2019__452515 e é gratuita.

 

Segundo o diretor de Relações Institucionais da ABRH-PR, Gilmar de Andrade, o cenário de rápidos avanços tecnológicos faz com que as empresas privadas e o setor público busquem ser mais ágeis e inovadores. “Para este propósito, preparar líderes empresariais e dirigentes públicos é condição indispensável para promover uma transformação organizacional”, complementa Andrade.

 

O primeiro tema do workshop será sobre “O papel dos líderes de Gestão de Pessoas e a lógica do mercado racional”, com Leni Hidalgo Nunes (professora do Insper, consultora, teve passagens pela Votorantim Industrial na área de Desenvolvimento de Líderes e pela Schneider Eletric, como VP de Recursos Humanos no Brasil). Na sequência, terá o painel “Gestão do Amanhã: novas visões para novos desafios”, com Sandro Magaldi (Coautor do best seller “Gestão do Amanhã”, fundador da plataforma meuSucesso e atuou em empresas, como o Grupo TVI e a HSM). A última palestra será sobre “Trocas simbólicas – contrato rasgado”, com Ariel Silveira da Silva (diretor de Desenvolvimento da ABRH-PR, advogado, gerente jurídico e superintendente de Relações Trabalhistas e de RH da ITAIPU Binacional e foi diretor Administrativo e Financeiro da Celepar). Para encerrar será feito um debate com todos os participantes.

 

Serviço – workshop “Cenários e perspectivas para Recursos Humanos em 2019”

Data: 26 de fevereiro de 2019 (terça-feira)

Horário: 16h às 19h

Inscrições:https://www.sympla.com.br/cenarios-e-perspectivas–para-recursos-humanos-em-2019__452515

Valor: gratuito

Local: sala de eventos do Teatro Positivo – Pequeno Auditório (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Prédio da Pós-Graduação)

Convidados: Leni Hidalgo Nunes, Ariel da Silveira e Leandro Henrique de Souza

Realização: Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) e Pós-graduação da Universidade Positivo

Programação:

16h – welcome coffe

16h15 – abertura

16h20 – Tema 1: “Papel dos líderes de Gestão de Pessoas e a lógica do mercado racional” – Leni Hidalgo Nunes

16h55 – Tema 2: “Gestão do Amanhã: novas visões para novos desafio” – Sandro Magaldi

17h30 – Tema 3: “Trocas simbólicas – Contrato rasgado” – Ariel Silveira da Silva

18h – Painel de Debate

18h45 – Encerramento

Cerimônia de posse da nova gestão da ABRH-PR

Acontecerá no dia 21/02 (quinta-feira) a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), da gestão 2019 / 2021, composta por Adeildo Nascimento (presidente), Andréa Gautè (vice-presidente) e Marcos Sadao (vice-presidente financeiro). O evento será no Buffet Ilha do Mehl (rua Paulo Graeser Sobrinho, 279 – São Francisco), a partir das 19h.

 

Para Nascimento, um dos maiores desafios frente à ABRH-PR será lidar com o momento histórico em que a sociedade vive com relação ao futuro do trabalho e do emprego, oscilando entrevisões pessimistas e otimistas, e os efeitos da tecnologia. “O novo posicionamento da ABRH-PR tem foco na humanização do trabalho na era digital e o nosso papel social de desenvolvimento dos profissionais de RH para os novos tempos”, diz. O slogan da atual gestão é “Tudo aquilo que só o humano é capaz de fazer”.

 

O evento é fechado para convidados e tem o patrocínio da Klabin. “Espero, junto com toda a Diretoria e time de voluntários, conduzir a ABRH-PR a um novo momento histórico, alinhado com as demandas da economia cognitiva e digital”, finaliza Nascimento.

ABRH-PR realiza doação anunciada durante o XV CONPARH ao Pequeno Cotolengo

Dr. Tobias de Macedo, Rodrigo Titon, Diretor Pe. Renaldo, Diretor Diego e Daniela do RH do Pequeno Cotolengo.

No último dia 30 de novembro, o vice-presidente da ABRH-PR, Rodrigo Titon, e o diretor do eixo Relação do Trabalho, Tobias Macedo, estiveram na sede do Pequeno Cotolengo para doar o valor arrecadado com a venda de quatro quadros do artista Marcelo Bittencourt. A ação aconteceu durante o XV Congresso Paranaense de Recursos Humanos, ocorrido em setembro, em Curitiba.

Na ocasião, os quadros foram arrematados – gerando um valor de R$ 6 mil – somado a uma porcentagem dos ingressos destinados a causa, totalizando R$ 16 mil doados integralmente ao Pequeno Cotolengo. Além da entrega do dinheiro, a ABRH-PR oficializou um termo de parceria entre as entidades. “Um trabalho bem feito nunca é realizado sozinho, agradeço especialmente ao Tobias de Macedo, ao Pedro Fernandes da Novozymes e a toda equipe da ABRH-PR que adotou efetivamente a cauda do Lar Pequeno Cotolengo”, disse Rodrigo Titon.

Para o diretor administrativo do Pequeno Cotolengo, Diogo Azevedo, a parceria com a ABRH-PR ocorre em diferentes frentes e é fundamental para o desenvolvimento das pessoas na entidade e reconhecimento do mercado. “Termos abertura no XV CONPARH foi muito importante. Por sermos um órgão do terceiro setor temos certas particularidades na gestão de pessoas e firmarmos essa parceria com a ABRH-PR só contribui para o nosso desenvolvimento. As pessoas querem se desenvolver e desenvolver a sociedade, muito similar ao slogan da atual gestão, que fala sobre lideranças transformadoras”, comentou. Azevedo ainda disse que estar associado a ABRH-PR é uma demonstração da importância dos colaboradores no Pequeno Cotolengo. “Hoje temos um universo de 1.200 pessoas entre funcionários, estagiários, voluntários e terceirizados. Sobrevivemos com 70% de doações mensais, o que é um desafio. Então receber uma doação financeira da ABRH-PR também foi muito importante para nós. E a partir de agora podendo utilizar os canais da entidade para divulgar o Pequeno Cotolengo, sem dúvida, seremos mais assertivos para chegar aos grandes players do mercado”, finalizou.

Protagonismo do ser humano marca os cases vencedores do Prêmio PSH 2018

A ABRH-PR revela vencedores em cerimônia realizada no dia 21 de novembro, em Curitiba

 

A cerimônia de entrega do 8º Prêmio Ser Humano Luiz Hamilton Berton foi realizada no dia 21/11, em Curitiba. Organizada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná – ABRH-PR, a solenidade aconteceu durante o tradicional evento Boa Noite RH, no Hotel Bourbon. Além da premiação, os presentes conheceram um pouco sobre as atividades da Klabin, patrocinadora do encontro, e prestigiaram a palestra de Marciano Cunha, professor e pós-doutor em Administração.

 

Convidado a abrir a cerimônia de premiação, o presidente eleito para a gestão 2019-2021, Adeildo Nascimento, e integrante da comissão avaliadora dos projetos, declarou que a evolução tecnológica que avança velozmente no mundo tem desenvolvido muito pouco o lado humano das pessoas. Citou que o maior problema atual é a “abundância”. “Um dilema que traz junto com ele: menos colaboração, mais individualismo e egoísmo para o ser humano. Cabe a nós, gestores de gente, solucionar essa questão. E começamos a resolvê-la por meio de ações como as que foram apresentadas para este prêmio”, avalia.

 

Ao lembrar o lema de sua gestão “Tudo aquilo que só o humano é capaz de fazer”, Adeildo convoca os autores dos projetos inscritos no Prêmio a compartilhar os resultados, a divulgar nas redes sociais, a contar suas histórias para inspirar outros a incentivar o desenvolvimento humano. “Hoje é importante ser humano num ambiente tão touch”, finalizou

 

Antes do anúncio dos vencedores, a diretora do Prêmio Ser Humano, a professora Vanusa Andrade Brarankievicz fez questão de reforçar o objetivo do PSH, destacando que ele foi criado para incentivar e reconhecer empresas e profissionais que atuam no desenvolvimento de práticas e projetos para melhorar a vida das pessoas no trabalho e na sociedade.

 

Vanusa lembrou que esta edição recebeu 42 projetos de 27 empresas, que foram avaliados quanto à relevância, aplicabilidade, inovação, qualidade e resultados. Aproveitou a ocasião para fazer um agradecimento pessoal às mulheres que participaram de todo o processo de organização do evento, reunindo falas inspiradora, recortadas nesses últimos dias que antecederam a esta cerimônia. “Para ‘mulherar’ o mundo é preciso muita parceria para entender de forma amorosa o universo paralelo das mães afinal nada do que foi será do jeito que já foi um dia”.

 

Cases premiados

 

Na Modalidade Desenvolvimento foi premiado em primeiro lugar o case “Avaliação de desempenho baseada em valores”, do Grupo Marista; a segunda e terceira posições foram conquistadas, respectivamente, pela Universidade Positivo, com “Estratégias de desenvolvimento como chave para a excelência”, e pela Unimed Curitiba, com “Desenvolvimento de jovens aprendizes”.

 

A Modalidade Administração premiou em primeira colocação a Copel Distribuição pela pesquisa “Mapeamento da cultura organizacional. O Grupo Marista ficou em segundo lugar com “Programa de saúde corporativa”; seguido pela Jasmine Alimentos que venceu com o “Projeto Conectar”.

 

A Volvo Powertrain, com o trabalho “Pontas de estrela: uma ferramenta para o desenvolvimento de pessoas e promoção da cultura de meio ambiente e sustentabilidade”, conquistou o primeiro lugar na Modalidade Sustentabilidade. E a Renault do Brasil ficou em segunda posição com o projeto “Inteiras para Mulherar o Mundo”.

 

A Rede Lojacorr recebeu duas premiações na Modalidade Pequenas e Médias Empresas. Ficou em terceiro lugar com projeto “Flexibilidade que gera engajamento”, e em segundo com a ação “A escuta como prática para o desenvolvimento de pessoas”. A primeira colocação foi para a Escola Recanto Infantil com o projeto “Uma inquietação bem resolvida”.

 

Significado e presença

 

Marciano Cunha provocou o público com uma pergunta: “Por que o significado e presença ‘torna’ o RH mais humano?”. Ao alegar que hoje as pessoas afirmam muito e perguntam pouco, o professor assegurou, citando como exemplo os projetos do PSH, que é possível construir o discurso e diálogo a partir de práticas efetivas e transformadoras. “Minha intenção é reforçar a palavra ‘torna’ nesta indagação como um substantivo feminino. E significado e presença como única coisa única”, explicou.

 

O professor ressaltou que os gestores de gente e de talento têm a responsabilidade de construir ambientes saudáveis nas empresas. “Nunca devemos perder de vista que quando desenvolvemos um diálogo ele deve vir cheio de intencionalidade”, advertiu. “O mundo hoje é muito complexo. Mas insistimos em ‘usar fones de ouvido’, criando nosso mundo. Para transformar vidas e gerações e criar significado e presença precisamos tirar os fones e ficarmos atentos ao nosso entorno: ouvir, sentir e tocar”. Sublinhou que “quando desenvolvemos presença e significado, nos tornando mais humanos, por mais que o robô escute ele tem uma condição de presença diferente da humana. Tem coisas humanas que o algoritmo não responde”.

 

Para ele, ser humano é ter a capacidade de se perceber uma pessoa nesse mundo contemporâneo caracterizado por ubiquidade, conectividade, interatividade e contiguidade. “Por isso, existe a necessidade de criar ambientes saudáveis, ativar a cognição, promover o desenvolvimento, flexível e uma educação executiva experiencial”. Marciano acredita que desenvolver a presença requer perguntar bem e ouvir bem. E assegurou que é preciso ter sentido e ser sentido.

 

Reconstrução de competências

 

A gestora de Gente & Gestão da Klabin, patrocinadora do evento Boa Noite RH, Cristiane Zagui, mostrou dados da empresa, que é a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil. Destacou que o grupo tem 18 fábricas distribuídas pelo Brasil, envolvendo 16 mil colaboradores. De acordo com ela, o diferencial da Klabin são os projetos de manejo florestal. “Hoje detém 235 mil hectares de florestas plantadas com pinus e 210 mil de nativas, além de preservar 40%”. Cristiane sublinhou que a companhia fez toda a reconstrução das competências e criou a campanha Atitude Klabin com os propósitos de engajar as pessoas, construir o futuro e entregar resultados.

 

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Modalidade Desenvolvimento

1º lugar

Avaliação de desempenho baseada em valores – Grupo Marista

A avaliação baseada em valores foi desenhada com base nos sete valores maristas: presença, amor ao trabalho, simplicidade, espírito de família, espiritualidade, interculturalidade e solidariedade. O principal objetivo do processo é desenvolver os colaboradores com os comportamentos, habilidades e atitudes necessárias para alavancar a visão, a missão, os valores, os desafios estratégicos e os resultados do Grupo Marista. Este modelo de avaliação está em seu segundo ciclo e o público impactado tem apresentado satisfação por meio da pesquisa de clima organizacional (bianual), neste ano tivemos o aumento de 12 pontos percentuais nas afirmativas vinculadas à avaliação de desempenho (em 2014 estávamos com 63% de satisfação e em 2018 o resultado foi de 75%).

2º lugar

Estratégias de desenvolvimento como chave para a excelência – Universidade Positivo

Para a Divisão de Ensino do Grupo Positivo o desenvolvimento do colaborador é a peça-chave para obter excelentes resultados. Pensando nisso, foram criadas ações que oportunizam aos colaboradores o crescimento e desenvolvimento necessário para a construção de suas carreiras. A Divisão de Ensino do Grupo Positivo se baseia na metodologia 70:20:10, que diz que 70% do aprendizado vem de experiências práticas, 20% de troca de experiências e interações e 10% são adquiridos em sala de aula. Neste contexto, foi estruturado o Projeto Estratégias de desenvolvimento como a chave para a excelência, que é composto por uma série de diferentes ações que estimulam um desenvolvimento constante e consistente de nossos profissionais.

3º lugar

Desenvolvimento de jovens aprendizes – Unimed Curitiba – Sociedade Cooperativa de Médicos

O Programa de Desenvolvimento de Jovens Aprendizes foi implantado em 2015, com o objetivo de estimular o protagonismo juvenil e desenvolver competências individuais e profissionais. O foco do Programa é trabalhar o desenvolvimento dos jovens, a partir de quatro pilares: Qualidade de Vida, Desenvolvimento, Formação Profissional e Cidadania. Os objetivos do programa têm sido alcançados, por exemplo, em 3 anos de trabalho os principais resultados obtidos foram: casos de efetivações passaram de 13% para 50% dos aprendizes e redução do turnover de 41% para 3%. A proximidade com orientadores e o maior envolvimento do setor de Desenvolvimento Humano promovem o acolhimento e a escuta, que muitas vezes o jovem necessita.

 

Modalidade Administração

1º lugar

Mapeamento da Cultura Organizacional – Copel Distribuição

Com o objetivo de identificar os aspectos da cultura, favoráveis ou prejudiciais à execução de sua estratégia, tendo em vista os desafios de manutenção do contrato de concessão, foi realizado o mapeamento de sua cultura organizacional, com base no Modelo de Valores Competitivos – CVM. O resultado da pesquisa demonstrou que a empresa possui uma cultura mais hierárquica, voltada para mercado, uma cultura de clã baixa e cultura de inovação mais baixa ainda. A partir destes resultados, foram definidas ações relevantes para a sustentação da estratégia organizacional, seguindo a metodologia utilizada. E foram organizados considerando as seguintes orientações: o que a empresa precisaria adquirir; o que a empresa precisaria praticar +; e o que a empresa precisaria deixar: paternalismo, conservadorismo e preciosismo.

2º lugar

Programa de Saúde Corporativa – Grupo Marista

O projeto desenvolvido teve como objetivo implementar um programa de saúde corporativa integrando os temas de saúde ocupacional, qualidade de vida e gestão da sinistralidade em saúde suplementar. O desafio foi intensificado ao considerar a exigência de ser realizado em curto espaço de tempo e com restrições no budget. Em 18 meses, os resultados obtidos foram: ampliação da cobertura dos planos de 43% para 84% da população de colaboradores; implementação efetiva de Programa de Qualidade de Vida-PQV; estruturação de ambulatórios de Medicina de Família; redução dos custos em saúde suplementar com diminuição de 42,82% do sinistro total, 38,06% no sinistro per capta e 40,32% de ticket médio.

3º lugar

Conectar – Jasmine Alimentos

Conexão é um dos valores da Jasmine, “pretendemos ajudar a unir os mundos que existem dentro de todos”, assim, conectar a empresa com seus colaboradores é algo fundamental. Foi neste sentido que nasceu o projeto Conectar, que visa ampliar a forma de comunicação da empresa com seus colaboradores e obter avanços reais no suporte de suas necessidades para execução do trabalho. Com o desafio de transformar as ferramentas tradicionais de comunicação, tornando-as digitais, interessantes e modernas, a empresa implantou iniciativas como Portal do RH, TV Corporativa, Plataforma Online de Viagens, Chamados Online de Suporte e projeto de terceirização de frota. Os ganhos de tornar a comunicação mais digital refletem-se se em benefícios internos intangíveis, agilidade no nível de serviços e otimização da qualidade.

 

Modalidade Sustentabilidade

1º. Lugar

Pontas de estrela: uma ferramenta para o desenvolvimento de pessoas e promoção da cultura de meio ambiente e sustentabilidade – Volvo Powertrain

Em 2016, durante o processo de avaliação do Sistema Lean de Produção, os auditores identificaram que o envolvimento dos operadores da área de Powertrain da Volvo com as questões ambientais tinham algumas oportunidades de melhoria. Decidiu-se então por criar as “Pontas de Estrela se Meio Ambiente”, uma prática já existente para outros temas, tais como Segurança do Trabalho e Qualidade. Foram então convidados a compor este time de pessoas de referência e então treinados nas práticas que estariam sob suas responsabilidades. Muitos foram os ganhos para a gestão ambiental, tais como ideias para reduzir o consumo de energia e de como melhorar a coleta seletiva de resíduos. Porém o ganho maior foi para eles mesmos, pois tiveram uma grande oportunidade de desenvolvimento.

2º lugar

Inteiras para Mulherar o Mundo, Renault do Brasil

O programa de capacitação exclusivo para mulheres contribui com o aumento da ocupação feminina em cargos de liderança. Mulherar significa se apropriar e expressar as qualidades do feminino. Inteirar-se significa conseguir um equilíbrio dinâmico entre os vários papéis das mulheres e conseguir transitar pelas qualidades do feminino, como por exemplo, a colaboração e qualidades do masculino, por exemplo, competição, quando necessário e entendendo que essas duas qualidades têm valor. Em 2018, o esperado dessa meta era 23% de mulheres ocupando cargos de gestão na Renault do Brasil. Programa é baseado no resgate das qualidades do feminino e o quanto as mulheres podem se sentir verdadeiramente autoconfiantes e empoderadas à medida que elas entenderem que essas qualidades têm valor.

 

Modalidade Pequenas e Médias Empresas – PME

1º lugar

Uma inquietação bem resolvida – Escola Recanto Infantil 22

Frente ao desafio de crescer e tornar-se uma escola de alta performance, a escola Recanto Infantil 22, precisou passar por uma reestruturação física, funcional e pedagógica. Este processo impactou diretamente nos colaboradores e no clima organizacional, pois as mudanças geraram quebra de paradigmas, pensamentos e ações diferentes eram necessários para sustentar tais mudanças. Estabeleceu-se um plano de ação para a melhoria da gestão de pessoas, em especial para a equipe de coordenação e o corpo docente, a qual procurou atingir os 5 pilares vistos como relevantes para a efetividade da mudança: motivação, processos de comunicação, trabalho em equipe, conhecimento e competência e treinamento e desenvolvimento.

2º lugar

A escuta como prática para o desenvolvimento de pessoas e organizações – Rede Lojacorr

No final de 2015 a empresa passou a contar com uma área de Recursos Humanos buscando atuação sustentável nos pilares de administração e desenvolvimento de pessoas e subsistemas relacionados. A experiência da escuta foi tão rica e proveitosa, que passou a fazer parte do nosso desejo de torná-la uma prática organizacional, e não apenas uma preocupação para projetos específicos. Os benefícios não foram apenas para o quadro de 75 colaboradores, pois a Rede toda (53 unidades de negócio e cerca de 1.200 corretores de seguros independentes) foi impactada com as melhorias internas na cultura organizacional, já que a entrega dos serviços recebeu atenção especial. Os resultados foram diversos, mas o que consideramos de maior impacto foi receber a certificação GPTW.

3º lugar

Flexibilidade que gera engajamento, Rede Lojacorr

O modelo de gestão da empresa navegava em mares de paternalismo. Apesar da ciência das regras de contrato de trabalho, questões relacionadas ao horário de trabalho eram tratadas de forma particularizada. Ao se estruturar a área de Recursos Humanos, uma das primeiras ações foi a revisão do Regimento Interno e a disseminação a todos os colaboradores. Como segundo passo, buscaram-se atuações mais rígidas, desta forma, a regra deveria ser cumprida e não seriam mais aceitas particularizações, buscando que a lei fosse realmente cumprida. Um terceiro passo foi dado em direção à flexibilização de horários e implantação de banco de horas, que foram implementados em janeiro de 2018.

O conceito 4.0 chega às cozinhas brasileiras

Cozinhas Inteligentes são um diferencial competitivo e altamente rentável

 

Bifes e ovos prontos em tempo recorde, frango assado em 20 minutos, aumento da qualificação e conservação dos nutrientes, e, ainda, redução de custos de alguns itens como o gás, por exemplo, vem fazendo com que as chamadas “Cozinhas Inteligentes” virem uma realidade no Brasil.

Para se ter uma ideia, empresas que optam por esse modelo de cozinha chegam a ter um aumento de produtividade de 30% e redução de aproximadamente 40% na conta de energia, sem falar no cuidado com o meio ambiente por meio da eliminação do desperdício e da redução no consumo de água e espaço físico. Além da melhoria da eficiência produtiva com a conservação dos aspectos nutricionais, cozimentos rápidos e saudáveis para quem consome os alimentos.

Estes são apenas alguns dos benefícios das chamadas cozinhas inteligentes ou cozinhas 4.0, uma novidade nos restaurantes empresariais. Por meio da utilização de equipamentos altamente tecnológicos, é possível melhorar a produtividade, segurança alimentar e de trabalho, economia de água, gestão de resíduos, limpeza da cozinha e, também, a apresentação e finalização dos pratos.

Na administradora de restaurantes corporativos, Exal – Excelência em Alimentação – desde o ano passado está sendo realizado um mapeamento de consumo de recursos e de organização de processos para a implantação da cozinha inteligente. “Atualmente, destinamos parte de nosso faturamento em investimentos de novas tecnologias. Uma de nossas primeiras cozinhas inteligentes foi montada em uma unidade localizada em Paulínia, São Paulo. Os equipamentos alemães de última geração, como fornos combinados que utilizam o sistema self cooking que assa o alimento sem tirar a umidade, deixando-os tenros. Também estão sendo instaladas novas geladeiras e resfriadores tecnológicos”, explica Leocádio Bento Filho, diretor de operações da Exal.

Os equipamentos oferecem cozimento rápido e espaço para cozinhar em grandes quantidades. Por exemplo, com o forno combinado, é possível assar 200 pedaços de frango em 20 minutos, sendo que o habitual é que o produto asse em 45 a 50 minutos. Já pratos como bifes podem ser preparados em apenas três minutos, e oito ovos fritos saem quentinhos em um minuto e meio. Tudo com o mesmo sabor, uniformidade e qualidade. “Os equipamentos preparam os alimentos sempre com a mesma temperatura e condições de cozimento. Basta o cozinheiro inserir no computador do equipamento cada receita e preparação. A partir daí inicia-se uma nova era. A cozinha se desliga do fogão tradicional e passa a utilizar o forno, mais rápido, constante e com baixo consumo de energia que chega a ser 50% menor que as cozinhas tradicionais”, conta o diretor de operações.

Capacitação 4.0

Além do investimento em tecnologia, a Exal investe pesado na qualificação de pessoal que recebe não só treinamentos voltados aos preparos, mas sobre RH, finalização de pratos e tecnologia. “Os nossos cozinheiros aprendem a usar os utensílios padronizados, conhecem novas possibilidades de preparos, além de manipularem os computadores acoplados ao equipamento. Investimos mais de 1000 horas de treinamento esse ano, a fim de ampliar a produtividade dos profissionais e proporcionar uma melhor gestão das cozinhas no projeto, que passam a ser efetivamente inteligentes, visto que conseguem evitar a concentração de preparos em um único horário, como por exemplo, na hora do almoço. O profissional se sente mais confiante em realizar um melhor atendimento ao usuário, sem cheiro de gordura ou odores”, afirma Leocádio.

No entanto, o custo de uma cozinha inteligente é pesado, mas o retorno é significativo visto os custos retidos com a economia de recursos, ganho de tempo, produtividade e atendimento ao cliente. “Além da unidade citada acima, temos mais 12 clientes em espera para iniciar a transformação de suas cozinhas”, finaliza Leocádio. Afinal de contas, quem não quer uma cozinha inteligente, onde o nível de qualidade do ambiente é bem maior, com a preservação do cardápio escolhido e pratos mais saudáveis sendo oferecidos aos seus colaboradores?

 

Sobre a Exal – A empresa atua no segmento de alimentação coletiva há 25 anos e tem como diferencial a excelência na alimentação, visando oferecer aos colaboradores de empresas e indústrias uma alimentação diferenciada, onde o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida estão em primeiro lugar. A Exal conta com, aproximadamente, 1.500 colaboradores e oferece cerca de 100 mil refeições por dia. Os restaurantes são administrados por nutricionistas com formação em gestão de negócios e todos os profissionais passam por etapas de treinamentos e capacitação de acordo com a atuação dentro da empresa. Mais informações www.exal.com.br.

GPTW divulga o ranking das “Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná” de 2018

Aconteceu nesta quinta-feira (8) no Espaço Torres, em Curitiba, a divulgação do ranking de 2018 das “Melhores Empresas ara Trabalhar no Paraná”, realizado pela Great Place To Work (GPTW), em parceria com a Gazeta do Povo. Participaram desta edição 194 organizações, de 14 segmentos em um universo de mais de 84 mil funcionários. O resultado foi uma lista de 60 empresas, entre grandes, médias e pequenas.

Para Hilgo Gonçalves, embaixador GPTW e diretor da regional do Paraná, o resultado da pesquisa deste ano mostra um aumento do interesse por parte das empresas nas práticas de gestão de pessoas, tornando o RH cada vez mais estratégico. “Se o colaborador nota o interesse genuíno da empresa em escutá-lo, ele se sente mais seguro e fica mais engajado com o propósito da companhia, trabalha com mais alegria e encanta mais os clientes internos e externos. Isso é bom para os negócios, para as pessoas e para a sociedade, gerando benefício para todos e resultados ainda mais sustentáveis”, disse.

O resultado de 2018 teve como três primeiros dentre as empresas consideradas Grandes, respectivamente, Gazin, Volvo do Brasil e Apetit Serviços de Alimentação; das Médias, Perkins Motores, Pormade Portas e Agência Mirum; e das Pequenas, Acil, GhFly e Maringá Park Shopping. Doze empresas paranaenses também foram selecionadas entre as 150 da lista nacional: Apetit, Volvo, Electrolux, Gazin, Sicoob Norte, Sicoob Metropolitano, Pormade, Perkins, DB1, Golsat, Elotech e Agência Mirum.

Convidado para o evento, o presidente da próxima gestão da ABRH-PR (2019/2021), Adeildo Nascimento, é um entusiasta das novas práticas de RH e destaca as inovações que as empresas locais realizam no setor. “É impressionante ver a evolução das empresas paranaenses nas questões de gestão de pessoas e cultura organizacional. A cada ano que passa somos surpreendidos com novos projetos e práticas que colocam as pessoas, definitivamente, no centro das estratégias corporativas. Nós, da ABRH-PR não somos apenas parceiros e apoiadores da GPTW, somos também apaixonados por ações assim”, declarou.

Saiba mais no link: https://www.gazetadopovo.com.br/blogs/parana-sa/2018/11/08/as-60-melhores-empresas-para-trabalhar-no-parana-em-2018/