fbpx

Nossa História

Atendendo aos convites publicados pela imprensa e enviados pessoalmente aos interessados, compareceram no dia 15 de julho de 1966, as 20h00, na sede do SESC-Serviço Social do Comércio, em Curitiba, à Rua José Loureiro, 578, as pessoas cujos nomes constam do Livro de Presenças, em número de 75, todas elas exercendo funções ligadas à administração de pessoal nas empresas.

Seu primeiro presidente foi o advogado e então chefe do Departamento de Pessoal da empresa Hermes Macedo S/A, Antonio Pacheco. Naquele ano o CEAPC, cuja sede provisória ficava num espaço cedido pelo Serviço Nacional do Comércio (SENAC-PR), já contava com 67 associados. O Paraná foi o quarto estado a criar uma entidade representativa desta categoria profissional, precedido apenas por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

IGAPE

A decisão de criar a entidade surgiu após o primeiro presidente do CEAPC ter participado do I Congresso Nacional de Administração de Pessoal, realizado em 1965, em Campinas, ocasião em que foi fundada a Associação Brasileira de Administração de Pessoal (ABAP), hoje ABRH-Brasil. Ainda em seus primeiros anos de atividades, o Centro de Estudos de Administração de Pessoal ganharia a denominação de Instituto Paranaense de Administração de Pessoal (IGAPE) e, posteriormente, foi incorporado ao Sistema Nacional da ABRH, constituindo-se hoje numa de suas mais destacadas e dinâmicas seccionais.

Confira nossa Galeria de ex-Presidentes