Nova diretoria da ABRH-PR toma posse em Curitiba

Nova diretoria da ABRH-PR toma posse em Curitiba

A gestão 2019/2021, composta por Adeildo Nascimento (presidente), Andréa Gautè (vice-presidente) e Marcos Sadao (vice-presidente financeiro), tomou posse no dia 21/02 em uma cerimônia ocorrida no Buffet Ilha do Mehl, em Curitiba/PR. Cerca de 150 pessoas entre autoridades, ex-presidentes, associados, patrocinadores de gestão e voluntários prestigiaram o evento.

 

Primeira a falar, Andréa Gautè contou um pouco da sua história na Associação. “Embora passando por momento de adversidades em virtude da situação do país, a ABRH-PR conseguiu agregar valores à sociedade. Com pessoas sendo demitidas, a entidade criou um workshop para colaborar com o retorno desses profissionais ao mercado de trabalho”, disse. O workshop Superação, que aconteceu até o final de 2018, teve 17 turmas e mais de 100 participantes.

 

Patrocinadora oficial da posse, a Klabin foi representada por Cláudio Lopes, gestor de gente, que parabenizou a nova diretoria e contou a trajetória da indústria no Paraná. Lopes também falou sobre os desafios das organizações com o novo momento do RH, trazendo como cenário os 120 anos que a Klabin completa em 2019, e as mudanças de gestão pelas quais passou nesse período. “Tudo o que considerávamos certo e inabalável pode mudar. E a onda do momento é a inovação. Tudo nos dá a impressão que a forma que gerimos é ultrapassada e que o ser humano pode ser descartado. Mas, as pessoas permanecem no centro das organizações, novos formatos substituem as velhas hierarquias por meio da colaboração”, declarou. Para ele, todo o sistema deve ser repensado, com ciclos mais curtos e velozes. “A grande empresa tem que começar a pensar como uma pequena empresa”, disse Lopes.

 

Na sequência, o presidente da ABRH Brasil, Paulo Sardinha, foi ao palco para falar sobre a nova gestão e a expectativa com relação as seccionais, em especial com o Paraná. Ele citou uma nova agenda do profissional de Recursos Humanos que “foge aos muros tradicionais dentro das organizações”. E, em se tratando da ABRH Brasil, comentou sobre a amplitude que pretende dar nessa nova fase. “Temos um posicionamento claro, com base em cinco pilares: educação, trabalho, liderança, produtividade e competitividade”, complementou.

 

A cerimônia oficial de posse iniciou com a nova presidente do Conselho Deliberativo, Susane Zanetti, que agradeceu aos ex-presidentes e explicou o papel do órgão na ABRH-PR. O presidente empossado, Adeildo Nascimento, foi o último a falar e reafirmou o conceito da gestão 2019/2021; “Tudo aquilo que só o humano é capaz de fazer”.

 

“Nós, de longe, somos melhores que os robôs”, disse. Com esta frase, Nascimento fez comparações entre os robôs e os humanos para refletir sobre a importância que a sociedade mundial está dando ao tema de substituição de mão de obra e a robotização das profissões. Em resumo, Nascimento falou sobre gratidão, voluntariado, propósito, paixão, vocação e fé – elementos que tornam os humanos mais especiais e relevantes em relação aos robôs.

Em um ato simbólico, para agradecer aos gestores passados da ABRH-PR, Nascimento fez uma homenagem a algumas pessoas que fizeram parte da construção desse legado: Susane Zanetti (ex-presidente), Joel Souza e Silva (ex-presidente do Conselho Deliberativo), Rodrigo Titon (ex-vice-presidente), Marcos Sadao (VP financeiro), Alba Soares (presidente do Conselho Fiscal) e Maria Julia Trevisan (ex-presidente do Conselho da Administração).

 

Continuando a sua fala, Nascimento ainda comentou que os robôs não possuem ansiedades, nem preocupações. “Nós, seres humanos, somos movidos por ocupações, medos, traçamos planos, objetivos e propósitos”, disse. Falou sobre a paixão e vocação de ser voluntário e, neste momento, convidou toda a diretoria e colaboradores da nova gestão: Andréa Gautè (VP Executiva), Marcos Sadao (VP Financeiro), Ariel Silva (Diretor de Tecnologia), Ariel da Silveira (Diretor de Desenvolvimento de RH), Victor Hugo (Diretor de Marketing), Gilmar de Andrade (Diretor de Relações Institucionais), Luciano Sampaio (administrativo), Francieli Claro (administrativo) e Bianca Andreatta (administrativo). Para encerrar, o novo presidente agradeceu aos seus pais, sua esposa e filho e convidou a todos a um brinde.

 

Texto: Adriana Mugnaini (Básica Comunicações)

Fotos: Daniel Senge (Imaginaria Fotos)