fbpx

O futuro chegou. É hora de definir novas prioridades em RH

“Reflexões do que passou e o que nos espera” foram as questões tratadas no Bom Dia RH, organizado pela ABRH-PR. Realizado no dia 08/12 (quarta-feira), na sala do Cinesystem do Shopping Curitiba, o encontro ainda trouxe o case “Como construir uma cultura remote first” do Grupo Boticário, apresentado por Thaís Soares.

 

Na abertura do evento, a presidente da ABRH-PR, Andréa Gauté destacou que o Bom Dia RH deverá proporcionar momentos agradáveis e muita troca de experiências. O presidente eleito para o triênio 2022/2024 da Associação, Gilmar Andrade afirmou que é um prazer rever a todos depois de quase dois anos de distanciamento, qualificando o encontro como uma celebração.

 

“Amadurecemos, aprendemos, ficamos mais conectados, mas não perdemos nossa essência. Entendemos de gente e o humano é importante. O olhar para o indivíduo e à necessidade de cada um prevaleceu durante o período da pandemia. Tivemos que encontrar novas formas de organizar o trabalho. Nada será como antes, mas nada como agora”, refletiu Dani Mattos em sua participação no Bom Dia RH. Afirmou que “nunca o RH foi tão valorizado, super atuamos, ganhamos autonomia. E vamos continuar a evoluir, mas sempre olhando para o humano”.

 

O diretor da ABRH-PR Adeildo Nascimento destacou que “o mundo está fraturado e devemos consertar o que quebrou. Nada vai voltar à normalidade e precisamos encontrar novos caminhos, definir novas prioridades”, observou. Para ele, as cicatrizes que “as pessoas ganharam durante esse período não são sinais de fraqueza, são sinais de luta, de vitória, sentimos dor, mas secamos as feridas”.  Destacou que, com certeza, “devemos olhar para o futuro com otimismo porque em épocas como essa não saímos pior, mas sim melhores”.

 

Escuta atenta dos colaboradores, análise e visibilidade dos dados internos, contexto externo e benchmarks, desenho proprietário da jornada, lideranças aliadas e embaixadores do tema e ferramentas foram os seis passos seguidos pelo Grupo Boticário para como construir uma cultura remote first adequado para o tempo atual.

 

De acordo com Thais Soares, o Grupo Boticário está testando três modelos simultâneos de tabalho: o remoto, o híbrido e o presencial. Para chega a essa construção, muitos desafios foram encontrados. Ela cita a gestão de stakeholders na organização, a complexidade da cadeira integrada, o alinhamento de processos estruturantes, regras e direcionais e Full potential do assíncrono e flexibilidade. Também foram necessários: escuta ativa e formação de alianças, entendimento das diferentes realidades, envolvimento e coconstrução e compartilhamento de responsabilidade.

 

Por fim, Thais apresentou sete premissas e garantir a experiência para todo o grupo: confiança no time, flexibilidade e respeito à jornada, missões compartilhadas, reuniões e decisões digitais, comunicação assíncrona, gestão do conhecimento documentada e acessível e lideranças embaixadoras.

 

O Bom Dia RH encerrou com talk show com membros da diretoria e coordenadores dos comitês falando sobre as ações realizadas e expectativas para o próximo ano.