fbpx

Presidente da ABRH-PR fala sobre a papel do profissional de RH nos processos de seleção

Os períodos de seleção profissional costumam angustiar muitas pessoas por conta da ansiedade, expectativa e demais processos emocionais que envolvem os candidatos durante todas as etapas até o resultado final. Para evitar maiores desgastes, é necessário se preparar bem, possuir autoconhecimento e saber o que os profissionais de Recursos Humanos das empresas buscam durante a seleção.

 

“O setor de RH sempre procura alguém com um perfil compatível com o da empresa, com características culturais parecidas”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), Adeildo Nascimento, sobre o tema. Além disso, ele ressalta que os profissionais da área sempre buscam candidatos com espírito colaborativo e que saibam trabalhar em grupo.

 

O presidente da ABRH-PR também comenta que o mercado de trabalho, independente da área de conhecimento, valoriza os pretendentes que possuam equilíbrio entre a formação técnica e experiências prévias. “Vejo no mercado muitas pessoas preparadas academicamente, mas com pouca experiência prática. Também acontece o contrário, mas as duas coisas têm que andar de mãos dadas”, pontuou. Ele afirma que o profissional, para se destacar no mercado, deve estar atento às tendências da área de conhecimento, independente da idade ou formação.

 

A respeito da influência da transformação digital na área de RH e como ela afeta os processos de seleção, Nascimento aponta que há novas tecnologias sendo utilizadas durante as etapas da contratação, mas não acredita que existirá uma automação completa que substitua o fator humano. “Há exemplos, lá fora, de empresas que fazem todo o processo seletivo através de robôs. Vamos evoluir com relação a isso, mas ainda acredito no ‘olho no olho’ durante as entrevistas com os candidatos. Como costumamos dizer na ABRH-PR, a transformação digital exige muito mais do que aquilo que só o humano é capaz de fazer”, arremata.

 

As afirmações do presidente da ABRH-PR aconteceram durante a sua participação como convidado do programa de rádio Guia Prático para um Mundo Livre (Mundo Livre FM) na última quarta-feira (21/05). Também compareceu no programa o gerente de pessoas e cultura do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Fábio Oliveira.

Confira o programa completo https://www.mundolivrefm.com.br/podcast/guia-pratico-para-um-mundo-livre-51-especial-mes-do-trabalho/