fbpx

PIB cresceu no terceiro trimestre

Dados divulgados hoje (03/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,6% no terceiro semestre. De julho a setembro, o PIB somou R$ 1,842 trilhão, significa um aumento de 1,2% em relação ao mesmo período de 2018.

 

Os três setores da economia que puxaram os números para cima foram a Agropecuária, com destaques para a produção de milho, algodão, herbáceo, laranja e mandioca. Depois, o segmento da Indústria, com o setor extrativo (petróleo), construção, eletricidade e gás, água, esgoto, gestão de resíduos e de transformação. E, por fim, Serviços com resultados positivos das atividades financeiras, seguros, comércio, informação, comunicação, atividade imobiliárias.

 

Consumo – o consumo das famílias cresceu 0,8% e as despesas do Governo caíram 0,4%.

 

Construção – os investimentos na área da construção civil cresceram 2,9% no terceiro trimestre, depois de 20 trimestres de quedas consecutivas.

 

Externo – as exportações de bens e serviços caíram 2,8% e as importações cresceram 2,9%.

 

Expectativa – o mercado prevê um crescimento de 0,99% da economia brasileira em 2019. Diferente da projeção inicial do Governo, de 2,5%



Isso vai fechar em 20 segundos