fbpx

Professor aborda o mercado de trabalho atual e do futuro

O professor Alexandre Weiller, diretor de Formação Executiva da ESIC Internacional, falou sobre planejamento de carreira, competência, tendências e mercado de trabalho atual e futuro, no evento “Oportunidade de Negócio, Emprego e Carreira”, promovido pela ABRH-PR e realizado no dia 30 de março.

 

Weller disse que a pandemia acelerou processos previstos para acontecer daqui a 5 a 10 anos, e observou que estão optando estão metade das empresas brasileiras está num risco alto e crítico decorrente da crise sanitária. Por outro lado, as pessoas, nesse período, estão optando pelos canais digitais visando soluções mais rápidas e fluidas se tornam mais relevantes, e impulsionadas pela praticidade dos aplicativos e e-commerce, por exemplo.

 

Também em sua apresentação destacou que o mercado de trabalho está composto por colaboradores de diversas gerações. “Cada uma delas possui características próprias e formas diferentes de adquirir conhecimento; sua relação com a tecnologia também é distinta, o que impacta na escolha de ferramentas para aprendizado; e conhecer as diferenças e as peculiaridades delas, portanto, pode impactas as escolhas para o desenvolvimento dentro da empresa”. E cabe ao gestor, prosseguiu, considerá-las para administrar conflitos.

 

Ainda falou sobre a evolução da tecnologia que está transformando a maneira de trabalhar,  o mercado de trabalho, o comportamento dos consumidores, citando como exemplos o home office e a compra por aplicativos e e-commerce, com suas vantagens e desvantagens. “Daqui para frente a tendência é sermos cada vez mais profissionais híbridos”, frisou.

 

Por fim, Weiller lembrou que hoje o mundo passou VUCA (volátil, incerto, ambíguo, complexo) para o mundo BANI (frágil ansioso, não linear e incompreensível)., por isso, “é preciso inteligência emocional no trabalho porque quanto mais evolui a tecnologia mais importante é o ser humano”, disse.

 

A íntegra da live pode ser acessada em https://www.youtube.com/watch?v=Ccqbcl1o4fw.