fbpx

Qual o papel do RH no desenvolvimento da organização?

***Ana Wolfram

 

O desenvolvimento de pessoas é uma das grandes apostas estratégicas da área de Recursos Humanos no mundo todo. O impacto esperado é tornar os times mais eficientes e assertivos, o que por consequência reflete nas relações e processos. É comprovadamente que o desenvolvimento dos profissionais gera muitos resultados positivos e eficazes, porém ainda possui algumas lacunas nessa estratégia, como por exemplo: de quem é a responsabilidade sobre o desenvolvimento e como atingir o resultado esperado?

 

Geralmente os representantes de RH são responsabilizados pelo desenvolvimento da organização e cobrados pelo resultado. O fato é, que não se desenvolve quem não quer se desenvolver, existem três partes responsáveis pelo desenvolvimento: 1 – o RH que deve estimular, facilitar, criar políticas e comunicar as expectativas da empresa, 2 – os líderes que por sua vez devem possibilitar, fazer trocas de experiências, dialogar e incentivar a melhoria de mindset dos colaboradores, 3 – e finalmente o colaborador que é o grande protagonista do processo, ele precisa sentir vontade de se capacitar ou se atualizar: sobre si e sobre o que faz, ele deve entender o que se espera da sua atuação e onde pode chegar.

 

Este não é um processo isolado e todos precisam compartilhar do desejo de querer o desenvolvimento, se o RH facilita, o líder possibilita e o colaborador faz, fica claro que o sucesso depende desses três pilares que devem estar intrinsecamente sincronizados, atuando de forma colaborativa, compartilhando expectativas,  tendo entendimento das entregas do negócio e quais as estratégias que viabilizarão todo esse cenário, qualquer quebra nessa relação, gera o risco do não atingimento dos resultados da organização.

 

Desenvolver pessoas é um processo imbuído de muito querer e diálogo, é fundamental para o engajamento, que cada um tenha consciência de qual é a sua contribuição no desenvolvimento do outro e que para o ser humano, perceber o resultado do seu trabalho é altamente motivador!

 

***Ana Wolfram nossa HR Business Partner da Senior Unidade Curitiba – Grupo Magnus.